Táxi em Nova York

Táxis são um bom meio de transporte em Nova York

Táxis são baratos e um ótimo meio de transporte em Nova York. A tarifa básica é $2,50 e 50 centavos para cada 3 quarteirões. Você pode pegar um táxi na rua, se o sinal estiver aceso. Aqueles que querem viajar de um modo mais luxuoso podem optar por uma limusine. São um pouco mais caras, porém mais elegantes. Limusines não possuem um taxímetro, você paga o valor negociado com antecedência.

No aeroporto JFK sempre há táxis esperando. Quem não quer pagar muito, pega os famosos táxis amarelos. Note que os táxis saindo de JFK para Manhattan devem oferecer um preço fixo. Já de Manhattan para JFK eles têm liberdade para cobrarem mais.

Como utilizar táxis em Nova York

Para chamar um táxi nas ruas de Manhattan, você só precisar fazer um sinal com a mão. A luz do meio em cima do táxi estará acesa quando o táxi estiver livre. Se a luz estiver apagada, o táxi estará ocupado. Quando o táxi estiver fora de serviço, a luz “off-duty” estará acesa. Ao pegar um táxi em Nova York, você não diz ao motorista o endereço para o qual deseja ir. Preferencialmente, você indica um cruzamento ou as ruas transversais de onde deseja ir (9th Avenue com a 42nd Street, por exemplo). Além disso, ao chegar perto do seu destino, você pode indicar onde deseja descer, assim o táxi lhe deixa mais perto do seu destino. Tente sempre chamar um táxi que está indo na direção que você quer ir. Isso lhe poupará tempo e dinheiro.

Pegar um táxi com mais pessoas

Oficialmente, são permitidas 4 pessoas em um táxi, mas é necessário que haja espaço suficiente para as malas. Se você tem um monte de bagagem, você vai precisar pegar 2 táxis. O melhor a fazer, então, é pegar um transfer ou um ônibus para grupos maiores.

Pegar um táxi à noite

Pegar um táxi a noite é, geralmente, a opção mais fácil e segura. Há uma pequena taxa adicional: entre 20:00 e 06:00 você paga $0.50 centavos extra. De segunda à sexta, no pico do tráfego (16:00 às 20:00), você paga $1 extra.

Pagar no táxi

Você pode pagar o táxi em dinheiro ou com cartão de crédito. Ao pagar em dinheiro, não esqueça a gorjeta. Quando você paga com cartão de crédito, dar a gorjeta fica fácil. Antes de passar o cartão, o display mostra o valor total e uma opção de gorjeta de 20%, 25% ou 30%. Clique em uma das opções ou, alternativamente, adicione uma gorjeta menor manualmente no teclado.

Gorjeta num táxi em Nova York Táxis amarelos nas ruas de Nova York

Táxis verdes

Os 12.000 táxis amarelos de Manhattan receberam a companhia dos táxis verdes. Estes táxis só estão autorizados a pegar passageiros nas regiões e bairros norte de Manhattan (como o Harlem) e nos distritos mais afastados (The Bronx, Brooklyn e Queens).

Táxi verde ao lado de um táxi amarelo em Nova York Táxi verde em Nova York

Dica do Eric: Verdadeiros nova-iorquinos nunca dizem ao motorista para onde querem ir antes de sentarem dentro do táxi. Isso acontece porque muitas vezes o motorista não quer ir até onde você precisa ir. Porém, se você já estiver sentado no táxi o motorista tem que levá-lo, ele não pode pedir para você sair do carro. Se você vir um táxi com o sinal de “Off-Duty” (fora de serviço), faça sinal do mesmo jeito: muitas vezes estão a procura de passageiros que vão a locais que estão no seu caminho para casa ou que vão percorrer uma longa distância. Entre 16:00 e 19:00 é muito difícil conseguir um táxi, tenha isso em mente se quiser chegar a tempo.

Táxis na hora do rush em Nova York Táxis em Nova York

Você também pode gostar:

Comentários estão fechados.

Eric's New York Find it for free on the App Store