Metrô em Nova York

O metrô (subway) em Nova York é o meio de transporte mais utilizado pelos nova-iorquinos. O metrô é uma maneira fácil e segura de ir a qualquer lugar em Nova York. O metrô funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Com um MetroCard, uma única viagem custa $2.90, o que faz dessa uma das maneiras mais baratas de explorar a cidade.
Eric's Index
O sistema de metrô de Nova York
Os nova-iorquinos chamam as linhas de metrô de “trains“. O metrô de Nova York conta com 472 estações e 24 linhas diferentes. As linhas de metrô são identificadas por letras (A, B, C etc.) ou por números (1, 2, 3 etc.) e operam no Bronx, em Manhattan, no Brooklyn e no Queens.
Os metrôs partem a cada 2 a 5 minutos durante a hora do rush, a cada 10 a 15 minutos durante o dia, e a cada 20 minutos à noite. Os horários de maior movimento geralmente ocorrem em dias úteis, entre 7:30 e 9:30 e entre 16:30 e 18:30. No entanto, de madrugada, recomendo pegar um táxi em Nova York, principalmente se você estiver indo ou voltando de outros distritos.
Como usar o metrô em Nova York
Pegar o metrô em Nova York é fácil. Em primeiro lugar, você precisa de um mapa do metrô para ter uma visão geral de todas as linhas e estações. Você pode fazer o download do meu aplicativo gratuito Eric’s New York para ter acesso a um mapa offline das linhas do metrô em seu celular ou baixar aqui um mapa em PDF. Mapas gratuitos também estão disponíveis em muitas estações de metrô, e, neles, você pode encontrar o seu destino e a estação de metrô mais próxima. Se a estação é indicada por um ponto preto, ela é local; se a estação é indicada por um ponto branco, ela é expressa. As linhas locais param em todas as estações, enquanto as linhas expressas param apenas em algumas estações. Se você precisa ir para Nova Jersey, verifique o PATH Train.
Depois de descobrir a linha que você precisa pegar, dirija-se à estação de metrô mais próxima. Em todas as estações, as entradas são sinalizadas com a direção dos metrôs: norte (Uptown e Queens) e sul (Downtown e Brooklyn). Saiba para qual direção você tem que ir, já que nem sempre é possível trocar de plataforma dentro das estações.
Atenção: os horários podem mudar bastante durante os fins de semana devido a obras programadas nos trilhos e nas estações. Leia com atenção as notas penduradas nas estações, pois elas vão orientá-lo sobre rotas alternativas.
Mapas interativos
Para tornar a viagem ainda mais fácil, várias estações de metrô em Nova York agora contam com mapas interativos, que podem ser acessados em grandes telas touchscreen. Além de ajudarem você a chegar ao seu destino, esses mapas ainda avisam sobre quaisquer atrasos ou falhas de energia que podem afetar a sua viagem. Há ainda um mapa ao vivo do metrô MTA disponível online, onde você consegue ver os trens se movimentando.
Qual MetroCard devo comprar?
Você pode comprar um cartão de metrô de Nova York, chamado MetroCard. Se você comprar uma passagem avulsa, uma viagem custará $3.25. Se você comprar um cartão Pay-Per-Ride MetroCard (que é um cartão com saldo), você pagará $2.90 por viagem; neste caso, o destino não importa: serão cobrados $2.90 independentemente da distância viajada.
Há também o Unlimited Ride MetroCard, um passe ilimitado de 7 dias que custa $34 + $1 pelo cartão em si, que é muito útil se você planeja usar o metrô com frequência. Crianças com até 112 centímetros de altura podem viajar de graça no metrô, independentemente da idade. Turistas idosos pagam o mesmo preço que os adultos.
Você pode comprar um cartão ou carregar o seu MetroCard em qualquer estação, seja em um totem de autoatendimento ou na bilheteria. O pagamento pode ser feito em dinheiro ou com cartão de crédito. Ao pagar em um totem, você será solicitado a preencher o seu ZIP code: basta digitar “99999”.
Para cada novo MetroCard, será cobrada uma taxa de $1. Depois, você pode carregá-lo quantas vezes quiser, sem custos adicionais.
Diferentemente do Bilhete Único de São Paulo, por exemplo, o Pay-Per-Ride MetroCard (NÃO o Unlimited) pode ser usado por várias pessoas (até 4). Tudo o que você precisa fazer é passar o cartão na catraca e, em seguida, entregá-lo para a próxima pessoa. E isso é permitido! E também te dá muito mais liberdade.
OMNY NYC
Nova York está implementando um novo sistema de pagamento do metrô chamado OMNY, sigla para One Metro New York. A ideia é que o OMNY substitua os MetroCards no futuro. No entanto, ainda não estamos no futuro, e você pode continuar usando os cartões de plástico do metrô pelo menos até junho de 2026. Com o OMNY, você paga pela sua viagem de metrô por meio de um método sem contato, usando o Apple Pay no seu celular (vinculado a um cartão de crédito). Nesse caso, é cobrada uma tarifa Pay-Per-Ride de $2.90.
Boas maneiras no metrô
Como em outros países, em Nova York também há uma etiqueta a ser seguida no metrô. Estas são algumas coisas que você precisa ter em mente:
- Se não houver assentos vagos, ofereça um assento para uma mulher grávida, famílias com crianças pequenas ou uma pessoa idosa.
- Não encare pessoas no metrô ou na plataforma (ou em qualquer outro lugar).
- Não bloqueie as portas e/ou os corredores com grandes bagagens.
- Não fique parado na frente da catraca tentando encontrar seu MetroCard.
- Fique do lado direito da escada rolante para que as pessoas possam passar pela esquerda.
FAQ
Quanto custa uma viagem de metrô em NYC?
Como eu pago pelo metrô em NYC?
Como eu compro um MetroCard em Nova York?
Onde eu posso comprar bilhetes para o metrô de NYC?
Existe um passe diário para o metrô de Nova York?
Achou este artigo útil? Dê uma classificação: