Jazz e blues em Nova York

Jazz e blues têm uma forte presença em Nova York, e há alguns clubes de jazz que considero os melhores da cidade. Todas as noites, você pode assistir a uma apresentação em um dos muitos clubes. Vale muito a pena assistir a um show de jazz ao vivo em Nova York. Verifique sempre a programação dos clubes de jazz ou blues para descobrir quem se apresentará naquela noite.
Eric's Index
Cena do jazz em Nova York
O jazz surgiu no fim do século XIX no sul dos Estados Unidos, como uma combinação entre harmonias europeias e elementos musicais africanos. Assim como os estados do sul dos EUA, Nova York é considerada uma das cidades mais importantes do mundo para o jazz. Além da importância histórica de certos bairros, Nova York mantém viva a vibrante cena do jazz com seus famosos bares. Você pode experimentar o jazz de várias maneiras em Nova York.
Harlem
Em Nova York, o Harlem desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento e na difusão do jazz. Durante a Era do Jazz, na década de 1920, a Lennox Avenue e a Seventh Avenue, no Harlem, abrigavam pelo menos 20 clubes de jazz. Billie Holiday foi descoberta lá aos 17 anos de idade. Você pode aprender mais sobre a história do Harlem e suas profundas conexões com o jazz no Museu do Jazz no Harlem.
Greenwich Village
Outro local importante para a cena do jazz é Greenwich Village, onde muitos dos clubes de jazz atuais estão localizados. Os moradores do Village sempre foram associados a atitudes progressistas, e a área é tradicionalmente reconhecida como um ponto focal de novos movimentos políticos e culturais. A cena musical do Village sempre foi inovadora, e o bairro recebeu alguns dos maiores nomes do jazz. Muitos dos clubes que listo mais abaixo estão no Village.
Excursão de jazz no Harlem
Assistir a uma jam session em um clube local do Harlem é uma ótima maneira de vivenciar a herança cultural. Aproveite shows de jazz com artistas talentosos e criativos. Cada performance é realizada por um grupo ou um solista diferente.
Reserve um lugar na Jazz Series aqui
Reserve um lugar na excursão noturna de jazz aqui
Cruzeiro noturno de jazz em Manhattan
Que tal fazer um passeio de barco noturno enquanto aprecia jazz ao vivo? Um trio de jazz toca clássicos do jazz, além de novas versões e hits modernos. A decoração do barco – um iate no estilo da década de 1920 – cria um ambiente nostálgico.
Reserve o cruzeiro noturno de jazz em Manhattan aqui
Jazz em um veleiro
Esse cruzeiro combina turismo, jazz e um belo veleiro. O barco histórico navega pelas águas de Nova York enquanto os músicos tocam jazz. Por ser sazonal, esse cruzeiro é oferecido apenas entre junho e setembro.
Reserve seu lugar no jazz em um veleiro aqui
Os melhores clubes de jazz em Nova York
O que não falta em Nova York é jazz. Todas as noites da semana, você pode assistir a ótimos shows na cidade. Abaixo, eu listo alguns dos melhores clubes de jazz e blues.
Procurando por algo além de jazz e blues em Nova York? Confira os melhores eventos de música ao vivo no calendário de shows em Nova York.
-
Jazz at Lincoln Center
O Jazz at Lincoln Center (JALC), em Nova York, faz parte do Lincoln Center for the Performing Arts. Para muitos, o jazz aqui é o melhor de Nova York.
O Lincoln Center é o principal centro cultural de Nova York, e assistir a um show lá vale a pena. Durante o ano inteiro, a programação do Jazz at Lincoln Center oferece shows de jazz para um público de todas as idades. Há três palcos com excelente acústica:
• Rose Theater (1.233 assentos)
• The Appel Room (467 assentos, com uma enorme janela com vista para Central Park)
• Dizzy’s Club Coca-Cola (140 assentos, um clube de jazz intimista em homenagem ao famoso músico de jazz Dizzy Gillespie)O Jazz at Lincoln Center está localizado ao sul do prédio principal do Lincoln Center, dentro do edifício Times Warner Center, ao lado do Columbus Circle.
-
The Iridium
The Iridium é um clube altamente renomado em Nova York, especializado em jazz e música com guitarras. Localizado em Midtown Manhattan, perto da Times Square, o Iridium oferece uma programação bem variada. Seu lema é “Jazz – qualquer instrumento. Guitarra – qualquer gênero musical”. Considerado o melhor clube de jazz e o melhor clube de guitarra, o Iridium está ativo desde 1994, graças a algumas (grandes) reformas.
Os shows começam às 20:30. Também é possível jantar no Iridium.
-
Smalls Jazz Club
Smalls Jazz Club, situado no Greenwich Village, em Nova York, tem um atmosfera underground. Inaugurado em 1993, o clube rapidamente se tornou um dos melhores lugares para ver novos talentos da cena de jazz de Nova York. O Smalls é um clube de jazz intimista em Nova York, com assentos limitados, então reserve seus ingressos com bastante antecedência.
A primeira apresentação geralmente começa às 19:30 (às 18h nos fins de semana), e há quatro ou cinco apresentações por noite. Esse clube de jazz é conhecido por suas jam sessions noturnas e pelos ingressos a preços acessíveis.
Compre seus ingressos para o Smalls Jazz Club aqui
Dica do Eric: “Chegue cedo para garantir um bom lugar: os assentos são escolhidos por ordem de chegada. Geralmente, antes de as portas se abrirem, 30 minutos antes do início do show, a fila já está longa.” -
Blue Note Jazz
Um dos principais clubes de jazz do mundo, o Blue Note Jazz é uma instituição cultural no Greenwich Village desde 1981. O Blue Note oferece música todas as noites, e sua atmosfera é mais sofisticada.
Há duas apresentações: às 20:00 e às 22:30. Nesse clube, os assentos à mesa são para todas as idades!
-
Terra Blues
Se você está mais a fim de ouvir blues, vá ao Terra Blues, em Greenwich Village. Esse clube moderno de blues, com vista para a Bleecker Street, toca ótimos blues há mais de 20 anos.
Achou este artigo útil? Dê uma classificação: