Eric's New York Find it for free on the App Store
App storeGoogle play
Gorjeta em Nova York

Gorjeta em Nova York

Gorjeta em Nova York

Dar gorjeta em Nova York faz parte da rotina da cidade. Parece que os nova-iorquinos sempre estão dando gorjetas. Gorjetas são dadas em restaurantes, bares, boates, táxis, salões de beleza e até mesmo se alguém ajuda-lo com a sua bagagem. Dar gorjeta em Nova York não é apenas um sinal de apreço por um bom serviço, mas uma taxa normal a ser paga além da conta. Os nova-iorquinos são bons em dar gorjetas e, geralmente, não deixam menos de 18% de gorjetas em restaurantes.

Gorjetas para diferentes tipo de serviços em Nova York

Os turistas que visitam Nova York nem sempre estão acostumados em dar gorjetas. Para tornar o ato de dar gorjetas mais fácil durante sua estadia na Big Apple eu juntei algumas dicas aqui:

Gorjetas em restaurantes

Dar gorjetas em restaurantes em Nova York é muito importante. Gorjetas fazem parte dos salários dos funcionários. É muito comum que os funcionários do restaurante ganhem menos que o salário mínimo, uma vez que se espera que as gorjetas complementem seus salários. Portanto, por favor, não se esqueça de dar gorjeta para o seu garçom.

Uma maneira fácil de calcular a gorjeta é dobrar o imposto. Nos restaurantes de Nova York, é costume dar gorjeta de 20%. O imposto local em Nova York é de 8.875%; assim o mais fácil é dobrar o imposto local e arredondar para cima. Há muita discussão se você deve calcular a gorjeta sobre o valor antes ou depois de impostos. A maioria das pessoas calculam o valor da gorjeta sobre o valor total (com impostos incluídos).

Alguns restaurantes mais chiques podem ter funcionários que trabalham nos banheiros e eles esperam uma gorjeta de $1 ou $2. Para guardar o casaco, o costume é de $1.

Taxa de Serviço

Às vezes a gorjeta já está incluída na conta do cliente como “taxa de serviço” (service charge) ou “gratificação” (gratuity). Isso pode acontecer se você estiver jantando com um grupo de mais de 5-6 pessoas ou em uma área muito turística. Sempre leia sua conta atentamente. Você pode esperar que a taxa de serviço seja algo em torno de 18%.

Como pagar com cartão de crédito

Você pede a conta para o garçom (em Inglês bill ou check) ou simplesmente diz que gostaria de pagar. O garçom vai trazer a conta em um prato ou num livreto. Primeiro, verifique a conta cuidadosamente. Normalmente, é necessário calcular e adicionar a gorjeta ao montante total. Às vezes, você receberá sugestões de 15, 18 ou 21% de gorjeta. Alternativamente, você pode deixar a gorjeta em dinheiro na mesa (sem moedas) e escrever “dinheiro na mesa” (cash on table) no recibo. Coloque o seu cartão de crédito no prato ou no livreto. O garçom vai levá-los, processá-lo e retornar com um recibo para você assinar, uma cópia para você e outra é do seu cartão de crédito. É perfeitamente seguro usar seu cartão de crédito em Nova York, em todos restaurantes. Eles não vão cobrar nada a mais no seu cartão. Mantenha uma cópia do recibo e anote a soma total sobre ele.

Gorjeta em Nova York - Como dar gorjetas em Nova York Gorjeta em Nova York

Gorjetas em bares e em self-service

Nos self-services é comum arredondar o valor total em vez de deixar uma gorjeta. Em um bar você pode dar $1 ou $2 por bebida.

Gorjetas nos táxis

Nos táxis em Nova York, é comum arredondar a soma em corridas curtas ou dar um gorjeta de 10 a 15% do valor total em corridas mais longas. É sempre bom ter algum dinheiro em mãos quando chegar em Nova York, mesmo quando você planejou tudo e reservou seu transfer do aeroporto para o seu hotel, o motorista ainda espera uma gorjeta.

Gorjetas nos hotéis

Também é comum dar gorjetas nos hotéis em Nova York. Se carregarem suas malas, é normal dar $1 a $2 por mala. Se o porteiro chamar um táxi para você, você deve dar $1 de gorjeta. Para a equipe de limpeza é comum deixar $1 a $2 por noite, se o quarto estava limpo.

Gorjetas para seu guia turístico

Uma das melhores maneiras de conhecer Nova York é fazendo uma excursão com guia. Como regra geral, se o seu passeio tem um guia, é comum dar gorjeta. Se você fez a excursão num ônibus, o motorista também espera uma gorjeta. Uma boa gorjeta fica entre $5 a $10. Isso não é válido para o ônibus turístico.

Gorjetas nos salões de beleza

Em Nova York, há vários lugares para fazer tratamentos de beleza por bons preços. Há salões para fazer o cabelo e as unhas a cada esquina e, em muitos deles, nem é preciso marcar horário. Para a manicure, uma gorjeta de 15 a 20% é comum. A mesma coisa para o cabeleireiro. Você também pode dar uma gorjeta de $2 a $5 para a pessoa que lavar o seu cabelo. Se você não tiver certeza, você sempre pode perguntar aos funcionários. A gorjeta é, quase sempre, paga em dinheiro.

Dica do Eric: Dar gorjetas é algo muito pessoal e essa é a forma como eu, um nova-iorquino, e meus amigos damos gorjetas. Há várias discussões sobre o ato de dar gorjetas e você deve usar as dicas acima mais como uma sugestão. Você deve dar a gorjeta com a qual se sinta confortável, mas lembre-se de que os salários dependem das gorjetas.

Você também pode gostar:


Search tickets
from
until
Search tickets