Grand Central Terminal em Nova York
O Grand Central Terminal foi inaugurado no dia 2 de fevereiro de 1913, e o primeiro trem partiu às 12:20. Muitas pessoas ainda chamam o terminal de “Grand Central Station”, que era o nome da estação de trem que ficava neste exato local. Outros simplesmente chamam de Grand Central, que é o nome da estação de metrô na 42nd Street. Para chegar lá, você pode pegar um dos Ônibus Turísticos que param perto dali.
Eric's Index
Passageiros do Grand Central e Renovações Extensas
Grand Central Terminal é considerado o maior terminal metroviário do mundo e certamente vale a pena visitá-lo quando você estiver em Nova York. O terminal consiste em 44 plataformas e 67 trilhos, de onde partem os trens da Metro-North Railroad, além de muitos restaurantes. Sob a Grand Central, você pode encontrar a Grand Central Madison, por onde passa a Long Island Rail Road. Mas o que realmente atrai a maioria das pessoas é o o saguão principal e toda sua grandiosidade – é realmente esplêndido! Quando o prédio do Grand Central Terminal foi erguido, as ruas ao seu redor passaram a ter fornecimento de energia, valorizando o bairro e tornando-o mais desejável para escritórios comerciais.
Entretanto, o ícone mais notável e reconhecido do Grand Central Terminal é o relógio com quatro faces no topo do balcão de informações. Cada face do relógio é feita de opala, e o valor do relógio é estimado entre 10 a 20 milhões de dólares. Todos os dias, mais de 750,000 pessoas viajam através da estação, sendo 93% estudantes universitários. Com tantas pessoas fazendo uso do terminal, é surpreendente ver a excelente condição em que o prédio se encontra. Mas esse não foi sempre o caso: renovações e obras extensas, tanto no interior quanto no exterior, ajudaram a manter o prédio intacto. Além disso, a área ao redor da estação está constantemente mudando. Uma das mais recentes novidades é o arranha-céu One Vanderbilt, que sedia o Observatório Summit.
Grand Central Tour
Se você quer conhecer todos os meandros dessa bela estação, você realmente deve fazer um tour. O tour a pé pela Grand Central, conduzido por guias treinados, vai te levar por todos os lugares especiais. Você vai passar pela East Staircase, o Sky Ceiling e o famoso relógio no coração do hall principal.
Reserve o tour a pé pela Grand Central aqui
Lojas e Restaurantes no Grand Central
O Grand Central é famoso não somente por ser um grande hub de transporte. Atualmente, há muitas lojas, restaurantes e até um mercado dentro do terminal. Para comprar produtos da Apple, você pode visitar a Apple Store com vista para o Main Concourse (saguão principal). Para chegar à loja, suba a escadaria do East Balcony. No piso térreo, há o Grand Central Market: um mercado oferecendo produtos locais como frutas, café e pães. Outro local para comida rápida é a praça de alimentação do piso inferior, onde você encontra várias comedorias com ótimas opções de comida.
Surpresas na estação
Quando for ao Grand Central Terminal, não esqueça de olhar o teto. Após 12 anos de restauração, o lindo teto, decorado com pinturas astronômicas, foi revelado ao público. A pintura no teto estava completamente escondida sob camadas de alcatrão e nicotina. Um pequeno pedaço do teto, acima do restaurante Cipriani foi deixado em seu estado pré-restauração, lembrando os visitantes da sujeira que um dia o cobriu. A pintura em si tem dois grandes erros: o céu está de cabeça para baixo e as estrelas estão um pouco deslocadas. Para justificar isso, alguns argumentam que o céu foi pintado de cabeça para baixo porque é assim que Deus vê o céu. As estrelas estão deslocadas porque a pintura é baseada num manuscrito medieval. Não deixe de contar isso para seus filhos quando visitar Grand Central Terminal, com certeza ficarão impressionados.
Whispering Gallery
Outra maneira de impressionar as crianças ou seu parceiro(a), é ir à Whispering Gallery (a galeria dos sussurros) e divertir-se por lá. Na praça de alimentação, perto do Oyster Bar, os arcos de cerâmica podem fazer com que um sussurro do outro lado da galeria soe como um grito. Para testar isso, você precisa de duas pessoas: uma de cada lado da galeria, de frente para os cantos, sussurrando para a parede. Você vai se surpreender com o que vai escutar!
Por último, você pode impressionar seus companheiros com fatos sobre o prédio em si: você sabia que existe uma plataforma secreta (trilho 61) levando diretamente ao hotel Waldorf Astoria, que era utilizada pelo presidente Franklin D. Roosevelt para escapar dos jornalistas?
Informações Práticas
- Localização: East 42nd e Park Avenue
- Horário de funcionamento: diariamente das 05:30 às 02:00
- Como chegar: Pegue o metrô linhas 4, 5, 6, 7 ou S para Grand Central (42nd Street).
Por que o Grand Central Terminal é famoso?
O que é a Grand Central Station?
Vale a pena visitar a Grand Central?
Achou este artigo útil? Dê uma classificação: