Pular para o conteúdo
Eric's New York Baixe meu aplicativo gratuito
App storeGoogle play

Museu Nacional do Índio Americano em Nova York

Museu Nacional do Índio Americano

O Museu Nacional do Índio Americano, em Nova York, vale a visita – tanto para quem está conhecendo a cidade pela primeira vez como para aqueles que já estiveram em Nova York antes. O Museu Nacional do Índio Americano faz parte da Instituição Smithsonian, em Washington, D.C., o maior complexo de museus e pesquisa do mundo, administrado pelo governo dos Estados Unidos. E isto que torna o Museu Nacional do Índio Americano ainda mais legal: a entrada é totalmente gratuita.

Visitando o Museu do Índio Americano

O Museu Nacional do Índio Americano (National Museum of the American Indian, ou NMAI, em inglês), em Nova York, apresenta exposições fascinantes sobre a arte e a cultura dos povos ameríndios. Além disso, o edifício Alexander Hamilton U.S. Custom House, onde o museu está localizado, não é apenas uma construção belíssima, mas também carrega uma rica história: ele foi erguido sobre as ruínas do Forte Amsterdam, construído pelos holandeses em 1625 para proteger o porto vizinho de Nova Amsterdã.

O local tornou-se um ponto de encontro entre os holandeses e os nativos americanos, que trocavam peles de animais por conhecimento sobre os mares e rotas comerciais. Infelizmente, esse contato nem sempre foi pacífico. Os ingleses – para quem Nova Amsterdã foi vendida em 1664 – também entraram em conflito com os povos nativos. Portanto, não é por acaso que o Museu Nacional do Índio Americano esteja instalado na antiga U.S. Custom House (Alfândega dos Estados Unidos, em português).

Eric
Eric
Sobre o Eric » Dica do Eric: “Durante o roteiro a pé ‘Downtown Manhattan’ no aplicativo Eric’s New York, você vai passar pelo Museu Nacional do Índio Americano – uma combinação perfeita de turismo e cultura. Você também pode aproveitar a visita ao museu e fazer um passeio até a Estátua da Liberdade, já que o ponto de partida dos barcos fica nas proximidades.

Exposições no Museu do Índio Americano em Nova York

A exposição permanente “Infinity of Nations” (Infinidade das Nações, em português) apresenta a história e a arte de diversas nações indígenas. Ela reúne apenas uma pequena parte dos milhões de objetos que o colecionador nova-iorquino George Gustav Heye (1874–1957) reuniu durante as suas viagens pelas Américas do Norte, Central e do Sul.

Ao entrar no museu, em Lower Manhattan, siga até o fim do salão oval para encontrar a entrada dessa exposição. Antes de entrar, não se esqueça de olhar para cima: o teto do salão é lindamente decorado com pinturas retratando o antigo porto. Já dentro da exposição, é possível admirar roupas, utensílios e obras de arte dos povos nativos americanos, organizados por região.

Museu Nacional do Índio Americano em Nova York Museu Nacional do Índio Americano Nova York

A tribo Omaha e a tribo Apsáalooke

Comece, por exemplo, pelo centro da exposição, onde é possível aprender mais sobre a tribo Omaha e a tribo Apsáalooke, originárias do centro-oeste dos Estados Unidos. Está em exibição um pequeno vestido de noiva que pertenceu à rica Inshata-Theumba, da tribo Omaha.

Também é possível admirar um manto de guerreiro da tribo Apsáalooke, concedido aos homens que realizavam importantes feitos militares ao longo da vida. Feito de pele de búfalo, o manto apresenta desenhos que retratam as conquistas do seu dono. É um dos dois exemplares preservados até hoje.

Outras coisas para ver no NMAI Nova York

Ao percorrer a exposição, você vai notar que cada tribo tem estilos e utensílios próprios. A tribo Seminole, por exemplo, utilizava predominantemente a cor vermelha, enquanto a tribo Lakota preferia tons de amarelo e azul. As armas de caça variavam de acordo com o hábitat de cada grupo. E, enquanto algumas tribos se destacavam no trabalho em madeira, outras dedicavam-se à cerâmica e à escultura em pedra.

Quem se interessa por essa diversidade deve visitar a sala localizada à direita do salão oval, onde estão expostas obras de arte contemporânea de jovens artistas indígenas. No andar inferior, também é possível assistir a apresentações de dança e música. Confira a programação atual no site do museu.

Eric
Eric
Sobre o Eric » Dica do Eric: “No geral, o museu é uma forma divertida de conhecer as origens da América do Norte moderna. Reserve cerca de uma hora a uma hora e meia para visitar a maior parte das exposições. O museu também é ótimo para crianças. Na biblioteca, ao lado da entrada, há um centro de atividades para famílias, onde elas podem participar de jogos educativos sobre a vida dos povos indígenas das Américas.”

Informações práticas

  • Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 17h
  • Endereço: One Bowling Green
  • Como chegar: pegue as linhas 4 5 do metrô até Bowling Green ou a linha 1 até South Ferry. Ao sair do metrô, é impossível não notar o belo edifício: com colunas impressionantes em ambos os lados e uma escadaria imponente, a U.S. Custom House lembra um templo grego.
  • Entrada: gratuita
  • Acessibilidade: o museu é acessível para cadeiras de rodas

Além do Museu Nacional do Índio Americano, visite outros dos melhores museus de Nova York.

Museu Nacional do Índio Americano em NYC

Perguntas frequentes

Sim. Como o museu faz parte da Instituição Smithsonian, em Washington, D.C., administrada pelo governo dos Estados Unidos, a entrada é totalmente gratuita.

Para conhecer a maior parte das exposições e ver os principais destaques, reserve entre uma hora e uma hora e meia para a visita.

Sim, o museu tem um centro de atividades, que é legal para crianças.

Achou este artigo útil? Dê uma classificação:

Ao continuar usando este site, você está concordando com a Política de Privacidade e uso de cookies. Veja mais informações aqui.