Segurança em Nova York

Segurança em Nova York

A segurança em Nova York não é algo com o qual você deva se preocupar, já que é considerada a metrópole mais segura dos Estados Unidos. Na classificação das cidades com o maior índice de crimes ao redor do mundo, Nova York não está nem entre as primeiras 200. De toda maneira, é sempre bom tomar cuidado. Os índices de criminalidade em Nova York caíram drasticamente na última década e crimes contra turistas são raros. Mesmo assim, é uma cidade grande, e, em lugares movimentados, é bom prestar atenção aos seus pertences. Para se manter seguro em Nova York, recomendo seguir as dicas a seguir.

Contents

Viajar de forma segura como turista em Nova York

Eu recebo frequentemente a pergunta sobre se Nova York é segura, se é seguro para uma mulher explorar a cidade sozinha e no que é preciso prestar atenção quando está em Nova York. Eu posso responder rapidamente as duas primeiras perguntas com um sonoro SIM! Nova York é tão segura quanto cidades grandes do Brasil. Se você tiver bom senso e seguir algumas regras básicas, então você realmente não tem porque ter medo.

Durante todo o período que morei em Nova York, nada grave aconteceu comigo. E, felizmente, também nunca ouvi histórias de amigos ou outros fãs de Nova York que tenham sido roubados ou furtados. Por favor, não fique muito preocupado com isso, o principal é vir com uma boa expectativa para suas merecidas férias em Nova York!

A presença da polícia pode ser um pouco mais intensa que no Brasil, mas isso não significa que haja mais criminalidade em Nova York do que em outros locais. A má fama de Nova York vem dos anos 70 e 80, quando a cidade de Nova York e, especialmente, o metrô eram considerados perigosos.

Felizmente, os tempos mudaram! Hoje em dia, Nova York é modelo nos Estados Unidos em relação à segurança metropolitana. Tenha as seguintes regras em mente, para poder focar somente em passear numa boa.

O que é preciso levar em conta em Nova York?

  • Não haja como um típico turista. Isso quer dizer que você não deveria sair por aí abanando um enorme mapa da cidade, nem carregando sua câmera super cara, pendurada no pescoço. Fique atento, prestando atenção em volta.
  • Não saia circulando sem rumo, caso se perca. Com o meu aplicativo Eric’s New York app, você pode ver onde está, graças ao GPS que funciona mesmo sem internet. Todas as linhas de metrô também aparecem no mapa da cidade, então você consegue ir rapidamente de um local a outro.
  • Se você realmente não sabe o que fazer, basta perguntar educadamente a um nova-iorquino. Nova-iorquinos podem ser solícitos e tentar ajudar com alguma explicação, se necessário, então não tenha medo de pedir ajuda. Se não tiver ninguém em volta, tente os funcionários de uma loja ou café.
  • Mantenha seus pertences valiosos no hotel e carregue com você uma cópia do passaporte, para emergências. Você também pode usar um dos locais para guardar suas malas disponíveis pela cidade. Isso é prático especialmente porque malas grandes também não são permitidas em muitos lugares, como em eventos e museus.
  • Quando estiver na rua, sempre mantenha seus pertences de valor seguros (uma bolsa ou mochila fechada com zíper é melhor do que bom bolso aberto) e cuide deles. Não deixe seus pertences sem vigilância, mesmo que vá rapidamente ao banheiro.
  • O metrô é seguro. Contudo, à noite, há menos movimento, o que, caso esteja sozinho, diminui um pouco a sensação segurança. Se você não estiver em um grupo grande, é melhor pegar táxi, se for muito tarde, especialmente se estiver fora de Manhattan.
  • Parques como o Central Park são fáceis de visitar durante o dia. Portanto, eu aconselho evitar ir à noite. De modo geral, é melhor evitar áreas escuras e desertas.

Bairros perigosos de Nova York

Em filmes e séries de TV, pode parecer que Nova York é uma cidade muito perigosa e o efetivo policial também pode dar essa impressão. Porém, a forma como a criminalidade é representada na ficção é bastante exagerada. Manhattan é o bairro mais seguro de Nova York. Outros bairros como Queens ou Brooklyn também podem ser visitados durante o dia, sem problemas.

Entretanto, eu não recomendo caminhar pelo Harlem ou Bronx à noite, melhor usar um táxi. Também me perguntam bastante sobre locais que não devem ser visitados, e eu acho que não se pode generalizar. Embora, como turista, você não deva necessariamente visitar South Bronx, Mott Haven, Hunts Point ou Fordham. O Brooklyn também possui áreas que não são totalmente convidativas, como Browsville. Em alguns bairros, as circunstâncias podem mudar dependendo do quarteirão, então fique atento.

Evitando Fraudes em Nova York

A cidade de Nova York registra menos golpes em comparação com outras cidades ao redor do mundo. Isso quer dizer que você provavelmente não irá se deparar com potenciais golpes. Contudo, é bom saber que existem coisas que você pode fazer para tomar as devidas precauções.

  • Infelizmente, batedores de carteira também atuam em Nova York. Ladrões rapidamente pegam pessoas desatentas, especialmente em locais onde há muita gente. Fique de olho em suas bolsas e mochilas principalmente na Times Square. Outros locais onde os famosos “mão-leve” costumam agir é na Grand Central Station e Port Authority. Você deve ficar atento especialmente durante as horas de rush do metrô.
  • Algo está muito barato? Provavelmente é bom demais para ser verdade! Isso vale para algumas lojas de eletrônicos na Times Square e arredores do Empire State Building, onde também são vendidos souvenirs. Evite essas lojas, isso vai te poupar muita dor de cabeça.
  • Pegue apenas os táxis amarelos oficiais de Nova York. Não pegue táxi ilegal, os chamados “Gypsy Cab”, mesmo que o motorista te faça uma oferta muito boa. Os táxis ficam esperando em pontos oficiais do aeroporto. Se você for abordado com uma oferta ‘agressiva’ no saguão, então pode acreditar que é um motorista de Gypsy Cab.
  • Ignore vendedores de ingressos nas ruas, você não tem garantia de que esses ingressos são realmente válidos. Mesmo que sejam válidos, saiba que você está pagando um preço um pouco mais alto do que o valor que os ingressos realmente custam. A suposta barganha rapidamente vira uma decepção, então, se você quer economizar em ingressos, eu recomendo um passe de desconto, para que você fique seguro. Deste modo, você saberá que seus ingressos são 100% autênticos e vai realmente economizar!
  • Você pode ignorar os artistas de rua da Times Square, vestidos como personagens de filme, por exemplo. É melhor não tirar fotos deles, pois eles podem exigir gorjetas altas. Se você se sentir extorquido pelo Homem Aranha, Elmo ou pela Estátua da Liberdade, você sempre pode falar com um policial.

Nova York é segura?

A cidade de Nova York geralmente é segura, porém há algumas coisas para prestar atenção e lugares para evitar à noite. Você pode ver minhas dicas aqui.

Nova York é segura à noite?

Sim, definitivamente é. Contudo, é bom tomar algumas precauções quando estiver passeando ou tomando um drink à noite.

O Bronx é seguro?

O Bronx ainda é considerado por muitos o "bairro perigoso" de Nova York. Leia mais aqui para saber quais áreas você deve evitar.

Quão segura é Manhattan?

De todos os bairros de Nova York, Manhattan é o local mais seguro para turistas. Com alguns cuidados básicos, você pode aproveitar ainda mais suas férias na Big Apple.

O Brooklyn é seguro?

O Brooklyn é um bairro interessante que faz um ótimo contraste com Manhattan. Leia mais aqui para saber quais áreas você deve evitar.

Achou este artigo útil? Dê uma classificação:

Ao continuar usando este site, você está concordando com a Política de Privacidade e uso de cookies. Veja mais informações aqui.