A árvore de Natal do Rockefeller chegou a Nova York!
A árvore de Natal do Rockefeller Center simboliza o espírito natalino em Nova York. A árvore de Natal do Rockefeller fez a sua estreia em 1931, quando trabalhadores da construção civil que atuavam na construção do Rockefeller Center montaram uma pequena árvore de seis metros de altura. Dois anos depois, surgiu a primeira árvore de Natal oficial do Rockefeller Center e, em 1936, foi adicionada a famosa pista de patinação.
Eric's Index
Árvore de Natal do Rockefeller Center 2025
Encontrar uma árvore adequada é uma tarefa e tanto. Este ano, a árvore de Natal escolhida para o Rockefeller Center vem da cidade de East Greenbush, no estado de Nova York, localizada a cerca de 241 quilômetros ao norte de Manhattan. Para essa escolha, o “jardineiro-chefe” do Rockefeller Center visita pessoalmente diversas árvores – às vezes até várias vezes por ano – para acompanhar o seu desenvolvimento.
Normalmente, as árvores são abetos vindos de Nova York ou dos estados vizinhos de Connecticut, Pensilvânia e Nova Jersey. Às vezes, porém, elas vêm de muito mais longe. A árvore de 1998, por exemplo, foi levada de Ohio a bordo do maior avião de transporte do mundo. Com base em critérios como altura (mínimo de 23 metros), forma e densidade, a melhor árvore é escolhida, cortada no início de novembro e transportada em um caminhão até a cidade de Nova York.
A árvore de Natal do Rockefeller deste ano chega ao Rockefeller Plaza no sábado, 8 de novembro.
Natal no Rockefeller Center
A chegada da árvore ao Rockefeller Center, em meados de novembro, já é um grande evento que costuma atrair multidões de espectadores. Em seguida, a árvore é içada e decorada com 50.000 luzinhas ao longo de algumas semanas. No topo, há uma estrela coberta com cristais Swarovski. A estrela atual, projetada pelo arquiteto Daniel Libeskind e utilizada desde 2018, conta com nada menos que 3 milhões de cristais fixados em 70 pontas! Devido a todo esse brilho, a peça pesa mais de 400 quilos.
No dia 2 de dezembro de 2026, acontece a iluminação da árvore do Rockefeller, quando as luzes da árvore são acesas. A cerimônia é elaborada, com diversas apresentações, e transmitida pela TV para milhões de espectadores. Turistas e nova-iorquinos podem desfrutar do clima natalino que a árvore inspira até o início de janeiro.
E mesmo depois que as luzes se apagam e a árvore é removida, ela continua trazendo calor: o tronco é reaproveitado como madeira na construção de casas pela Habitat for Humanity, uma fundação norte-americana dedicada a garantir moradia para todos.

Siga o meu roteiro de Natal para ver a árvore e outras atrações imperdíveis das festas de fim de ano.
Perguntas frequentes
Achou este artigo útil? Dê uma classificação: