Excursão de arte de rua em Nova York
Compre seus ingressos agora
Uma excursão de arte de rua em Nova York é a maneira perfeita de conhecer obras de grafiteiros nas paredes da cidade. Veja obras de artistas como Banksy e Eduardo Kobra, por exemplo. Os bairros de Bushwick, no Brooklyn, e o Lower East Side, em Manhattan, são conhecidos por seus muitos murais artísticos. Ao fazer uma excursão de grafite com um guia, você vai ver e aprender muito mais sobre a arte de rua nova-iorquina do que se explorasse por conta própria.
Reserve a excursão de arte de rua no Brooklyn aqui
Reserve a excursão de arte de rua em Manhattan aqui
Eric's Index
Excursão de arte de rua no Brooklyn
O Brooklyn é o coração da arte de rua em Nova York. Na década de 1970, grafites eram pintados nos vagões do metrô que ficavam estacionados nos pátios de manobras do Brooklyn. Essas obras de arte itinerante evoluíram de simples rabiscos com tinta spray para pinturas com estilos únicos. No entanto, a New York City Transit Authority (Autoridade de Trânsito da Cidade de Nova York, em português) não queria que seus metrôs fossem utilizados dessa forma e começou a afastar os artistas. Como resultado, as paredes industriais do Brooklyn se tornaram as novas telas.
Excursão a pé de arte de rua em Bushwick
O bairro de Bushwick é conhecido por seus vários murais. O Bushwick Collective é um projeto que reúne, todos os anos, artistas famosos e emergentes. Cada um recebe um espaço em uma parede para criar obras de arte impressionantes. Os bairros vizinhos de Williamsburg e Greenpoint também transbordam criatividade, algo que se reflete claramente nas ruas. Uma forma divertida de conhecer melhor a street art do Brooklyn é reservando um passeio guiado pela região.
Reserve seu lugar na excursão a pé de arte de rua no Brooklyn aqui

Excursão de arte de rua em Manhattan
Você também pode admirar a arte de rua nas paredes dos prédios de Manhattan. Geralmente, são criados grandes murais que carregam uma mensagem. Por exemplo, o artista Eduardo Kobra criou vários murais em Manhattan, como retratos coloridos de figuras da cultura pop e personagens históricos, como Mahatma Gandhi, Madre Teresa e Albert Einstein.
Na esquina da West 79th Street com a Broadway, no Upper West Side, é possível encontrar uma obra de Banksy. Hammer Boy é uma silhueta simples de uma criança segurando um martelo, que parece estar brincando em um jogo de parque de diversões. Vale a pena passar por lá enquanto explora a área.
Um local bem conhecido na cidade é a Houston Bowery Wall, no Lower East Side. Esse pedaço de parede foi pintado por Keith Haring em 1982. Desde então, muitos outros artistas seguiram seus passos, como Banksy e Shepard Fairey. De meses em meses, um novo artista assume o espaço – por isso, o mural que você queria ver pode já ter sido substituído.
Você também pode encontrar várias obras do artista Space Invader em Nova York, principalmente no Lower East Side. Para descobrir ainda mais sobre a arte de rua em Manhattan, você pode reservar o passeio guiado por Manhattan.
Reserve seu lugar na excursão de arte de rua em Lower East Side aqui

Arte de rua brasileira em Nova York
Um artista brasileiro que já deixou a sua marca na arte de rua de Nova York é Eduardo Kobra. Famoso por murais que criam efeitos de profundidade e simulam diferentes dimensões, Kobra criou obras icônicas em diversas cidades do Brasil e, depois de ganhar projeção internacional, em grandes cidades de pelo menos oito países.
Em Nova York, o artista já desenvolveu mais de uma dezena de murais espalhados por diferentes áreas da cidade. Suas obras chamam atenção por serem multicoloridas, transmitirem mensagens positivas e retratarem grandes personalidades, como Albert Einstein e Michael Jackson.
Um de murais mais famosos do Kobra em Nova York é o Firefighter Mural, criado em 2018. A obra ocupa sete andares da fachada de um prédio na 49th Street, próximo à esquina com a 3rd Avenue, e homenageia os bombeiros que atuaram nos atentados do 11 de Setembro.

Diferentes tipos de arte de rua
A arte urbana pode ser dividida em três categorias diferentes: grafite, murais e arte de rua.
- O grafite é geralmente feito à noite e consiste em assinaturas ou rabiscos.
- Já a arte de rua (ou street art) é baseada em imagens ou fotos e costuma cobrir apenas uma parte da parede.
- Um mural é uma pintura que ocupa toda a extensão de uma parede. Geralmente, são produzidos durante o dia.
Atualmente, não apenas artistas, mas também empresas têm recorrido à arte de rua. Cada vez mais marcas estão anunciando por meio de murais e intervenções pelas ruas da cidade. Essas obras costumam ser criativas e são o cenário ideal para fotos divertidas.
Dicas para ver arte de rua em Nova York
- A arte de rua em Nova York está em constante transformação, então é bem provável que as obras que você vê hoje já não estejam mais lá no mês que vem.
- Você pode encontrar arte de rua nos lugares mais inesperados e em diferentes alturas: mantenha os olhos abertos, do chão ao topo dos prédios.
- Certifique-se de que seu celular ou câmera esteja com a bateria carregada e bastante espaço de armazenamento; você provavelmente vai tirar centenas de fotos, principalmente em Bushwick, onde as ruas estão cobertas de arte.
- Você pode explorar a arte de rua por conta própria, caminhando pelas ruas de Nova York. Uma forma prática de fazer isso é seguir um dos meus trajetos a pé, que passa por bairros específicos e inclui alguns murais incríveis. A rota Williamsburg – Greenpoint é uma das melhores para isso.
- Se quiser aprender mais sobre a cena da arte de rua em Nova York e conhecer o trabalho de artistas locais, vale muito a pena fazer um passeioo guiado com um especialista na área.
Perguntas frequentes
Achou este artigo útil? Dê uma classificação: