Manhattanhenge 2025
Manhattanhenge, também chamado de solstício de Manhattan, é um fenômeno astronômico popular em Nova York. Ele ocorre duas vezes por ano, quando o sol se alinha perfeitamente com o o sistema de grade das ruas de Manhattan. Dezenas de milhares de pessoas tomam as ruas, chegando até a parar o trânsito, para capturar o raro momento do pôr do sol em Nova York. O próximo Manhattanhenge ocorrerá no dia 28 de maio de 2026, quinta-feira.
Eric's Index
Quando acontece o Manhattanhenge?
As datas do Manhattanhenge variam a cada ano, pois elas estão relacionadas ao solstício de verão no Hemisfério Norte. O fenômeno acontece duas vezes por ano, geralmente por volta de 30 de maio e 12 de julho.
O próximo Manhattanhenge com sol pleno ocorrerá no dia 28 de maio de 2026, quinta-feira.
O sol pleno se põe alinhado à malha urbana cerca de 21 dias antes e depois do solstício de verão, criando um efeito visual impressionante. Também existe o Manhattanhenge com sol parcial, quando apenas metade do disco solar está acima do horizonte (e a outra metade, abaixo). Esse alinhamento parcial também ocorre duas vezes por ano: no dia anterior ao primeiro Manhattanhenge com sol pleno e no dia seguinte ao segundo.
Da mesma forma, o nascer do sol pode se alinhar com o sistema de grade duas vezes por ano, por volta do solstício de inverno, em dezembro e janeiro. Alguns chamam esse fenômeno de Manhattanhenge reverso ou Manhattanhenge do nascer do sol.
Onde ver o Manhattanhenge
Você pode observar o Manhattanhenge de muitos pontos ao longo das ruas no sentido leste-oeste da malha viária de Manhattan, desde a 14th Street, no sul, até Washington Heights, no norte. Os melhores locais para assistir ao Manhattanhenge são ruas largas com vista desobstruída para Nova Jersey, do outro lado do Hudson River.
Nova York também conta com uma série de edifícios que podem servir como a moldura perfeita para as suas fotos. A 34th Street, próxima ao Empire State Building, a 42nd Street, nas imediações do Chrysler Building, e o Tudor City Overpass são pontos especialmente fotogênicos. As ruas 14th, 34th, 42nd e 57th são geralmente boas opções, pois são largas.

Dicas para ver o Manhattanhenge sem enfrentar multidões
O Manhattanhenge atrai grandes multidões, principalmente nos pontos turísticos mais famosos da cidade, o que pode dificultar encontrar um bom lugar para tirar fotos. Além disso, há sempre o risco de as nuvens atrapalharem: o tempo em Nova York pode ser instável, e, mesmo em um dia ensolarado de verão, nuvens podem surgir de repente e encobrir o sol.
Se quiser evitar as aglomerações, procure um local menos conhecido para fotografar. Confira onde você pode tirar fotos em Nova York e lembre-se de ser respeitoso. Outra opção é escolher outro dia. Embora o alinhamento solar não seja tão perfeito quanto nas datas do Manhattanhenge, ainda é possível capturar imagens belíssimas nos dias anteriores ou posteriores ao fenômeno.
O que é o Manhattanhenge?
O Manhattanhenge é um fenômeno astronômico em que o sol se põe alinhado com as ruas orientadas no sentido leste-oeste da malha viária de Manhattan. Nesse momento, os arranha-céus funcionam como paredes ao redor do sol, que se põe exatamente no centro das ruas. Esse fenômeno ocorre duas vezes por ano: uma vez antes do solstício de verão e outra depois. Além disso, há também dois dias de “sol parcial”. No total, o Manhattanhenge pode ser observado em quatro dias por ano.
Embora o alinhamento aconteça desde que Manhattan adotou seu sistema de grade, o fenômeno só ganhou destaque em 2002, quando o astrofísico Neil deGrasse Tyson chamou a atenção do público para ele. Diretor do Hayden Planetarium, parte do Museu Americano de História Natural, Tyson também cunhou o termo “Manhattanhenge”.
Perguntas frequentes
Achou este artigo útil? Dê uma classificação: