Manhattanhenge 2022

Manhattanhenge

Manhattanhenge, também chamado de Solstício de Manhattan, é um famoso fenômeno astronômico em Nova York. Ele ocorre duas vezes ao ano, quando o sol se alinha perfeitamente com a malha viária de Manhattan. Dezenas de milhares de pessoas tomam as ruas, inclusive parando o trânsito, para capturar este momento raro.

O que é Manhattanhenge?

Manhattanhenge é um fenômeno astronômico onde o sol se põe exatamente sobre as ruas que cruzam Manhattan de leste a oeste (east-west streets). Ele transforma os arranha-céus em muros ao redor do sol, já que este se põe exatamente no centro. Isso acontece duas vezes ao ano: uma antes do solstício de verão e outra depois. Além disso, ele também ocorre duas vezes com metade do sol (half sun Manhattanhenge), o que significa que é possível observar o fenômeno em quatro dias do ano.

O fenômeno tem ocorrido, claro, desde que Manhattan adotou esta malha viária com traçado regular (que lembra uma “grelha”). Entretanto, se tornou amplamente conhecido somente em 2002, depois que o astrofísico Neil deGrasse Tyson chamou atenção para ele. Tyson é o diretor do Hayden Planetarium, que faz parte do Museu Americano de História Natural. Foi ele também que criou o termo Manhattanhenge.

Quando acontece o Manhattanhenge?

As datas do Manhattanhenge variam, já que elas dependem do solstício de verão. Porém, ele acontece por volta de 30 de maio e de 12 de julho. O próximo Manhattanhenge cai em 30 de maio de 2022, segunda-feira.

O sol completo se põe no centro das ruas leste-oeste aproximadamente 21 dias depois do solstício de verão, causando o efeito mais aguardado por todos. Porém, há também o “meio sol” (half sun Manhattanhenge). Neste caso, metade do disco solar fica acima do horizonte e a outra metade abaixo. Isso também acontece duas vezes: no dia antes do primeiro Manhattanhenge com sol completo, e no dia após o segundo. Da mesma forma, o sol nasce perfeitamente alinhado com as ruas duas vezes ao ano perto do solstício de inverno. Isso acontece em dezembro e janeiro, e há quem chame este fenômeno de Manhattanhenge de nascer do sol ou Manhattanhenge reverso.

Onde observar o Manhattanhenge

Você pode observar o Manhattanhenge de muitos lugares nas ruas que cruzam Manhattan de leste a oeste: ao sul até a 14th Street e ao norte até Washington Heights. Os melhores lugares para ver o Manhattanhenge são ruas largas, com a visão em direção a Nova Jersey, do outro lado do rio Hudson, desobstruída. Nova York tem, claro, sua boa parcela de prédios icônicos com grande potencial para capturar o momento lindamente. A 34th Street perto do Empire State Building e a 42nd Street perto do Chrysler Building, assim como o viaduto de Tudor City são pontos particularmente fotogênicos. As ruas 14th, 34th, 42nd e 57th são geralmente bons locais também, já que são ruas largas.

O Manhattanhenge atrai grandes multidões, especialmente ao redor dos pontos turísticos da cidade, então, encontrar um bom local para tirar fotos pode ser difícil. Há ainda o risco de as nuvens estragarem o seu instante da foto perfeita. O clima em Nova York pode ser bem imprevisível, e, mesmo num belo dia de verão, as nuvens podem surgir e encobrir o sol.

Se você quer evitar aglomerações, então vá para um lugar menos famoso. Você pode também simplesmente escolher outro dia. Mesmo que o alinhamento não esteja tão perfeito quanto nas datas do Manhattanhenge, você ainda pode ter boas chances de fotos nos dias anteriores e posteriores.

Dica do Eric: Eu não sou um grande fã do Manhattanhenge. Na minha opinião, você pode ter a experiência de uma vista similar em muitos outros dias, então eu não acho que seja um evento tão especial. É mais interessante para quem quer fotografá-lo. De modo geral, os nova-iorquinos não costumam se impressionar muito com isso. Eu acho que Nova York oferece tantas outras vistas fantásticas e excelentes oportunidades de fotos de pôr do sol durante o ano todo. Por exemplo, vá ao Top of the Rock perto da hora do pôr do sol para ter vistas de tirar o fôlego e altamente “instagramáveis”.

Manhattanhenge - Vista da rua

Achou este artigo útil? Dê uma classificação:

Ao continuar usando este site, você está concordando com a Política de Privacidade e uso de cookies. Veja mais informações aqui.