Pular para o conteúdo

Viagem sustentável a Nova York

Viagem sustentável a Nova York

É possível fazer uma viagem sustentável a Nova York? Quando você pensa em Nova York, provavelmente você não pensa em ecologia, sustentabilidade e ecoturismo. Porém, há muitas escolhas ecológicas e sustentáveis que podem reduzir a sua pegada de carbono durante a sua viagem a Nova York. Neste post, compartilho as minhas dicas pessoais.

Como reduzir a sua pegada de carbono em Nova York?

Embora voar para Nova York não seja ideal para o meio ambiente, hoje em dia é possível compensar as emissões de carbono. Muitas companhias aéreas já oferecem essa opção. Também existem sites dedicados nos quais você pode apoiar organizações que atuam no combate às mudanças climáticas e em projetos específicos por meio de doações para a proteção do meio ambiente.

Uma das decisões ecológicas mais fáceis que você pode tomar em Nova York é usar o metrô em vez de táxi ou Uber. Isso não só reduz a emissão de gases poluentes, como também ajuda você a economizar dinheiro. Ao utilizar um cartão de metrô, você evita filas para comprar passagens e economiza ainda mais. Além de ser mais barato, o metrô é, na maioria das vezes, muito mais rápido do que um carro – todo mundo sai ganhando: o planeta e você!

Aliás, o metrô e o AirTrain são meios de transporte bastante ecológicos para ir do aeroporto ao hotel e vice-versa.

Pequenas atitudes: beba água da torneira em NYC e reduza o desperdício

Há várias coisas que você pode fazer enquanto explora a cidade. Essas pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença e podem ser facilmente incorporadas para transformar a sua visita a Nova York em uma viagem sustentável.

A água da torneira em Nova York é potável, o que significa que você não precisa comprar garrafas plásticas ao passear. Melhor ainda: leve a sua própria garrafa (que não seja de plástico) para encher. A maioria dos cafés e redes de restaurantes inclusive serve café em canecas reutilizáveis, se você pedir. Você também pode reduzir o desperdício evitando canudos e talheres de plástico e levando uma sacola reutilizável para lojas e comércios.

Alugue uma bicicleta

Outra ótima alternativa é usar as próprias pernas – e isso não significa que você precise andar para todos os lugares. Afinal de contas, Manhattan é enorme, então usar uma bicicleta para explorar a cidade é melhor do que ficar cheio de bolhas nos pés. Você pode alugar uma bicicleta em Nova York para explorar o Central Park ou pedalar pela Brooklyn Bridge e conhecer melhor Williamsburg. É uma forma divertida de descobrir a cidade e ainda cuidar da sua saúde.

Se você não confia nas suas habilidades para pedalar no trânsito de Manhattan, também pode reservar uma excursão guiada, que evita rotas mais movimentadas. Há ainda excursões de bicicleta elétrica, caso você queira mais conforto durante o trajeto e prefira se concentrar mais em apreciar o passeio do que em pedalar.

Viagem sustentável a Nova York - Pedalando no Central Park Viagem sustentável a Nova York - Pedalando no Brooklyn

Natureza em Nova York

O Brooklyn não só é uma das áreas mais descoladas de Nova York, como também conta com uma área verde bonita e calma onde você pode relaxar: o Brooklyn Botanical Garden tem uma grande variedade de plantas em uma paisagem exuberante. É um ótimo destino para ir de bicicleta, pois permite ver um lado diferente de Nova York, além de ser um local ideal para fazer uma pausa tranquila em meio à natureza.

Na primavera, a visita é ainda mais especial, já que é possível admirar as flores de cerejeira. É o lugar perfeito para fugir da agitação de Downtown Manhattan, e, ao adquirir seu ingresso, você ainda contribui para a conservação dessa bela flora.

Talvez você não espere encontrar um oásis verde no Bronx. De fato, na década de 1970 a região era considerada menos segura, mas esses tempos já ficaram para trás. Muita coisa mudou, e hoje o New York Botanical Garden é um dos espaços verdes mais bonitos que já vi. Trata-se de um dos maiores jardins botânicos dos Estados Unidos, e, por causa do seu tamanho, dá para passar horas e horas lá. É uma excelente opção para quem deseja sair de Manhattan e conhecer outro bairro da cidade.

Se você tiver um New York Pass, a entrada tanto no Brooklyn Botanical Garden como no New York Botanical Garden é gratuita!

Seja vegetariano ou vegano (por um dia)

Eu não sei se conseguiria me tornar vegetariano ou vegano, mas sei que reduzir o consumo de carne faz bem ao meio ambiente. Não estou dizendo para você não experimentar os saborosos hambúrgueres do Shake Shack ou não comer um cachorro-quente de uma barraquinha de rua, mas não custa nada conferir o que o outro lado tem a oferecer.

Nova York é conhecida por sua cultura gastronômica progressista, e é fácil encontrar ótimos restaurantes vegetarianos e veganos em Nova York, onde você não vai sentir falta da carne. Salvar o planeta comendo comida deliciosa? Não mal!

Brechós em Nova York

Nova York é sinônimo de compras, e isso nem sempre significa adquirir apenas roupas da última moda. Por toda a cidade, há lojas vintage onde você pode encontrar peças incríveis. Os bairros East Village, Greenwich Village e Williamsburg estão repletos de lojas de roupas de segunda mão.

Por exemplo, visite a Metropolis Vintage ou conheça a Hamlet’s Vintage. Para além de roupas, você também pode passar em uma das feiras de antiguidades de Nova York. Já se você se interessa por artigos para a casa, vale a pena visitar a Garage Sale Vintage, onde é possível encontrar itens exclusivos para decorar o seu lar.

Viagem sustentável a Nova York - Vintage Viagem sustentável a Nova York - Loja

Apoie os produtores locais no Union Square Greenmarket em NYC

Ir à feira é uma experiência divertida, principalmente quando faz parte de uma viagem sustentável a Nova York. Visite a feira orgânica local Union Square Greenmarket para provar produtos regionais como mel, xarope de bordo e pães artesanais. Muitos nova-iorquinos ricos fazem feira lá, então você pode até acabar vendo alguma celebridade.

A feira oferece uma grande variedade de frutas e vegetais, perfeitos para uma pausa rápida. Se você não estiver com vontade de comer uma maçã fresca, também pode optar por um muffin de canela ou uma torta de mirtilo. Um muffin fica ainda mais gostoso quando você sabe que acabou de apoiar um agricultor ou padeiro local.

Viagem sustentável a Nova York - Union Square Greenmarket Viagem sustentável a Nova York - Pães no Union Square Greenmarket

Rooftop bars sustentáveis

Incentivar a sustentabilidade em Nova York enquanto vai a um bar? Pode parecer bom demais para ser verdade, mas muitos rooftop bars têm mudado a paisagem de Nova York ao incorporar plantas em seus espaços. Terraços verdes ajudam a reduzir as temperaturas e ainda podem criar um hábitat para formas de vida selvagem que você não esperaria encontrar em um ambiente urbano. Aparentemente, as plantas também ajudam a reduzir o estresse – agora eu sei por que acho os rooftops tão relaxantes (mas acho que isso tem mais a ver com as vistas incríveis e as bebidas geladas)!

Hotéis ecológicos em Nova York

Existem diversos hotéis em Nova York que oferecem uma estadia consciente e se orgulham de adotar práticas sustentáveis. A boa notícia é que você não precisa pagar mais por isso, já que não são apenas os hotéis de luxo que se esforçam para serem ecológicos.

O Yotel, por exemplo, é uma ótima opção para quem deseja se hospedar em um hotel com certificação ecológica sem comprometer todo o orçamento da viagem. O lema do Yotel é “reduzir, reutilizar, reciclar:. O hotel utiliza sensores de ocupação para controlar aquecimento, iluminação e ar-condicionado, reduz o uso de papel ao mínimo e está sempre buscando formas de retribuir à natureza.

Outro hotel ecológico em Nova York é o 1 Hotel Brooklyn Bridge, que é 100% abastecido por energia eólica e utiliza 54% de materiais produzidos localmente ou recuperados. Assim, você pode começar o dia com a consciência tranquila.

Perguntas frequentes

Você pode ficar surpreso, mas, sim, a água da torneira em Nova York é potável. Portanto, não há necessidade de comprar água engarrafada.

Nova York tem diversos parques e jardins botânicos onde é possível encontrar a natureza em meio à cidade. É claro que o Central Park é imperdível, mas também vale a pena visitar o Brooklyn Botanical Garden e New York Botanical Garden, no Bronx.

Sim, Nova York é considerada uma das cidades mais verdes dos Estados Unidos. Além disso, ao visitar a cidade, você pode facilmente adotar algumas escolhas “verdes” para tornar a sua viagem mais sustentável.

Achou este artigo útil? Dê uma classificação:

Ao continuar usando este site, você está concordando com a Política de Privacidade e uso de cookies. Veja mais informações aqui.