O que fazer no Upper West Side

O Upper West Side (também conhecido como UWS pelos locais), em Nova York, é a região de Manhattan situada a oeste do Central Park. Há quem diga que o bairro termina ao norte do parque (na 110th Street), enquanto outros incluem a área entre a 110th e a 125th Street. O pequeno bairro conhecido como Morningside Heights estende-se entre a Broadway e a 111th Street até o Harlem. Embora a Columbia University domine esse trecho, a transição entre os bairros é quase imperceptível. Em sua maior parte, o Upper West Side é um bairro residencial, mas também conta com atrações interessantes.
Eric's Index
Coisas para fazer no Upper West Side
O Upper West Side é um bairro agradável e tranquilo, com vários pontos turísticos que valem a visita. É uma área bastante diversificada, com um número significativo de judeus. Por isso, é comum encontrar muitas sinagogas e restaurantes kosher, principalmente entre a 85th e a 100th Street.
O bairro também abriga muitos intelectuais. Um grupo de baby boomers graduados nas décadas de 1970 e 1980 comprou apartamentos espaçosos por preços relativamente baixos e permanece ali até hoje. Mais ao norte, em direção à 116th Street, há muitos estudantes e professores da Columbia University.
Riverside Park
Quando querem ir a um parque, muitos moradores do Upper West Side caminham para o oeste – em vez de para o leste, onde fica o Central Park. Isso porque, ao longo do Hudson River, entre a 72nd e a 129th Street, existe um parque estreito e muito comprido, com uma vista incrível do Hudson River. O formato do parque lembra um pouco o Chile, na América do Sul. É muito bonito durante o pôr do sol no verão, ideal para aproveitar a brisa vinda do rio. Muitos filmes e séries de TV foram gravados lá, inclusive alguns do Woody Allen.
Columbia University
A única universidade da Ivy League em Nova York, a Columbia é altamente conceituada. Para os nerds de verdade: ganhadores do Prêmio Nobel lecionam lá. Enquanto a Universidade de Nova York (NYU) é conhecida por seu perfil mais descolado e alternativo, a Columbia atrai principalmente acadêmicos. Uma visita ao seu campus principal vale muito a pena. Mas não se assuste com a segurança: é só entrar tranquilamente. Pegue a linha 1 do metrô (Uptown) até a 116th Street e siga o fluxo de estudantes.
Infelizmente, o campus da Columbia University não está acessível para visitantes no momento.
Lincoln Center
O Lincoln Center é o principal centro de artes cênicas do mundo. Localizado no lado oeste de Manhattan, próximo a Midtown, é fácil chegar lá com transporte público. Um polo de eventos culturais e de entretenimento, os seus edifícios abrigam instituições renomadas, como a Metropolitan Opera House, o New York City Ballet, a Juilliard School, a New York Philharmonic, entre outras.
O complexo ocupa impressionantes 6 hectares e foi construído entre as décadas de 1950 e 1960. Hoje, milhares de visitantes aproveitam tudo o que o Lincoln Center oferece: visitas guiadas, ingressos com desconto, lojas, exposições e espetáculos de ópera e balé.
Museu Americano de História Natural
No Upper West Side, bem ao lado do Central Park, fica o Museu Americano de História Natural. Famoso pelo esqueleto de dinossauro em seu salão principal, esse renomado museu também conta com muitas outras exposições fascinantes.
St. John the Divine
Gosta de visitar igrejas? Na esquina da 110th Street com a Amsterdam Avenue, fica Catedral de St. John the Divine. Missas religiosas são realizadas diariamente, e a igreja é aberta ao público.
Bateu a fome? Na diagonal, em frente à igreja, está a Hungarian Pastry Shop, a cafeteria e confeitaria mais simpática de Nova York. A padaria ao lado pertence à mesma empresa. Se o tempo estiver bom, você pode saborear a sua comida no parque ao lado da catedral enquanto tenta desvendar o significado da estátua no jardim. É uma ótima parada se você também vai visitar a Columbia University, que fica próximo dali


Onde comer no Upper West Side
Uma ótima opção é o Community Food & Juice, um restaurante moderno e agradável localizado na Broadway, entre a 112nd e a 113rd Street. Está com vontade de comer comida italiana? O restaurante familiar Carmine’s também tem uma unidade no Upper West Side – ela fica na 2450 Broadway, entre a 90th e a 91st Street.
Hotéis no Upper West Side, em Manhattan
O Upper West Side oferece diversas opções de hospedagem para diferentes orçamentos. O Hotel Beacon e o Hotel Belleclaire são ótimas escolhas para quem quer se hospedar no bairro. Se estiver procurando uma opção mais em conta, o HI New York City Hostel é uma boa alternativa.
Como chegar ao Upper West Side
Há várias linhas de metrô que levam ao Upper West Side. A linha 1 percorre o bairro de norte a sul e para em estações como 72nd Street e 96th Street. As linhas B e C também atendem a região, passando pelo lado oeste do Central Park. Elas param em estações como 81st Street – Museum of Natural History e 103rd Street.
História do Upper West Side
Os holandeses foram os primeiros a dar um nome à bela área que se estende da atual 23rd Street até a 124th Street: Bloemendaal (atualmente conhecida como Bloomingdale). Naquela época, a região abrigava famílias abastadas e várias propriedades rurais – difícil imaginar isso hoje! A construção do Central Park, iniciada em 1853, atraiu muitos moradores para o lado oeste, que começou a se desenvolver rapidamente. Isso levou à criação de linhas de trem em direção ao norte e, posteriormente, à chegada do metrô.
Em 1896, a Columbia University, membro da Ivy League, mudou-se para Morningside Heights, contribuindo para o prestígio do bairro. Na mesma época, foi construído o icônico edifício Dakota, que mais tarde se tornaria conhecido por ser a residência de John Lennon.
Perguntas frequentes
Achou este artigo útil? Dê uma classificação: