Pular para o conteúdo

Por que sai fumaça dos bueiros de Nova York?

Por que sai fumaça dos bueiros de Nova York?

Por que sai fumaça dos bueiros de Nova York? Isso tem a ver com o sistema de vapor da cidade, que aquece grande parte de Nova York e também pode fornecer refrigeração. A fumaça em Nova York é algo muito familiar: o vapor que sai dos bueiros e dos funis listrados de laranja e branco é um sinal visível desse sistema. O sistema de aquecimento consiste em cerca de 168 quilômetros de tubos de aço localizados sob as ruas de Nova York. A seguir, explico melhor como funciona o vapor em Nova York.

Fumaça nas ruas de Nova York

O vapor que você vê saindo das tampas de bueiros e dos funis laranja e branco é, na verdade, condensação do sistema de aquecimento e refrigeração da cidade. Isso pode acontecer quando a água fria entra em contato com os tubos quentes, ou quando há um vazamento em algum dos dutos subterrâneos de vapor.
Se houver um vazamento, é necessário cavar um buraco para acessar os tubos, mas os bueiros de esgoto também dão acesso a partes do sistema.

Essas “chaminés” de vapor são usadas para garantir que o tráfego possa ser claramente desviado ao redor delas. Assim, a fumaça não incomoda os pedestres, pois sobe a uma altura segura em vez de ser liberado diretamente ao nível da rua. Além disso, como pode estar extremamente quente, o vapor não deve ser liberado diretamente na altura do rosto de alguém.

Por que sai fumaça dos bueiros de Nova York? - Ruas Por que sai fumaça dos bueiros de Nova York? - Fumaça em Nova York

Refrigeração em Nova York

O vapor em Nova York também pode ser usado para alimentar grandes sistemas de refrigeração a vapor, os quais fornecem ar-condicionado e outros tipos de resfriamento para os edifícios. Museus – como o MoMA e o Museu Americano de História Natural – fazem uso dessa tecnologia, que não apenas torna a visita mais confortável, como também ajuda a preservar as obras de arte e os artefatos em exposição.

Sistema de vapor da cidade de Nova York

Desde março de 1882, o sistema de vapor de Nova York tem aquecido grande parte da cidade. Mais de 168 quilômetros de tubos de aço passam sob as ruas da cidade, fornecendo vapor para quase 1.500 edifícios. Esse sistema aquece diversos prédios, como o Empire State Building, o Rockefeller Center e a Grand Central Station. Nesses locais, até a água quente das torneiras pode ser aquecida por meio do sistema de vapor.

Como funciona o sistema de vapor de NYC?

O sistema de vapor funciona da seguinte forma:

  1. A água entra em um gerador de vapor, onde é purificada para garantir que nenhuma substância nociva seja liberada.
  2. Em seguida, ela é aquecida com gás natural em grandes caldeiras, até atingir uma pressão e temperatura específicas – normalmente em torno de 456°F (236°C).
  3. Depois disso, o vapor é distribuído para os edifícios por meio de uma extensa rede de tubulações subterrâneas.

A empresa responsável pelo sistema desde o início é a Con Edison, também conhecida como ConEd pelos nova-iorquinos.

Perguntas frequentes

A fumaça tem tudo a ver com o sistema de aquecimento da cidade. Os canos e as saídas de vapor que você vê fazem parte da infraestrutura desse sistema subterrâneo.

A fumaça nas ruas de Nova York não é prejudicial, mas pode estar muito quente. Por isso, são instaladas saídas específicas, que ajudam a direcionar o vapor para cima, evitando que atinja as pessoas e não atrapalhe o trânsito.

Sim, a fumaça também pode ser visto durante o verão. Isso acontece porque os tubos subterrâneos continuam muito quentes. No entanto, o vapor é mais visível durante o inverno, quando o ar está frio.

A localização dos canos de vapor varia, mas é comum vê-los na Lexington Avenue, entre a 50th e a 60th Street. Se estiver procurando por uma boa foto, vale a pena passar por lá. Outra opção é caminhar por Manhattan; você provavelmente vai encontrar uma saída de vapor pelo caminho! Para fotografar, o início da manhã em dias frios geralmente oferece a melhor visibilidade e um efeito mais dramático.

Achou este artigo útil? Dê uma classificação:

Ao continuar usando este site, você está concordando com a Política de Privacidade e uso de cookies. Veja mais informações aqui.