Manhattan Bridge em Nova York

Manhattan Bridge em Nova York

A Manhattan Bridge em Nova York conecta o Brooklyn com Manhattan e é uma das atrações da cidade. Vale a pena visitar essa famosa ponte em Nova York, especialmente se você quiser atravessá-la. Ao caminhar pela Manhattan Bridge, você tem uma vista maravilhosa da Brooklyn Bridge e dos distritos dos dois lados, Manhattan e Brooklyn.

História da Manhattan Bridge

A Manhattan Bridge é, sem dúvida, uma das pontes mais antigas de Nova York. A história da Manhattan Bridge se inicia com os primeiros trabalhos de construção em 1901. Em 31 de dezembro de 1909, ela foi finalmente inaugurada e as primeiras pessoas cruzaram a ponte do Brooklyn para Manhattan. Oficialmente, no entanto, a construção não terminou até 1912, já que um incêndio danificou a ponte alguns dias após a abertura. A ponte foi projetada por Leon Moisseiff, que emigrou da Letônia para os Estados Unidos ainda jovem. Os mesmos preceitos do projeto utilizados na construção da Manhattan Bridge foram depois utilizados para construir a ponte Golden Gate, em São Francisco, e muitas outras pontes suspensas.

A Manhattan Bridge é a mais recente das três pontes famosas sobre o East River. Antes dela, a Brooklyn Bridge e a Williamsburg Bridge já haviam sido inauguradas. Por esta razão, inicialmente a Manhattan Bridge recebeu o nome mais que sem graça “Bridge Number 3″ (Ponte número 3). Um ano após o início das construções, porém, foi decidido que ela ganharia um nome muito melhor, “Manhattan Bridge”, embora todas as três pontes ligassem Manhattan ao Brooklyn.

Manhattan Bridge em Nova York - Skyline Manhattan Bridge em Nova York - Vista

Uma pequena ajuda

Se você tem dificuldades de dizer qual ponte é cada uma, então este pequeno truque pode ajudar: pense na fabricante de carros BMW! Com esta sigla, você pode deduzir qual das três pontes do East River vem primeiro. A ordem é Brooklyn Bridge, Manhattan Bridge, Williamsburg Bridge. E se você ficar confuso quando estiver no local: a Manhattan Bridge é azulada e feita de aço e a Brooklyn Bridge tem torres de pedra marrom.

Embora a Manhattan Bridge já tenha mais de 100 anos, diversos trabalhos de restauração foram executados lá recentemente. Em 2001, a passarela de pedestres no lado sul foi reaberta após mais de 40 anos. Desde 2004, há também uma passarela dedicada a ciclistas no lado norte. Essas e outras reformas custaram cerca de $800 milhões de dólares aos cofres da cidade de Nova York.

Andando pela Manhattan Bridge

Quando você olha para uma ponte grande e imponente não é apenas o altíssimo custo dela que você imagina. A primeira coisa que eu pensei quando vi a Manhattan Bridge pela primeira vez foi: qual será a extensão da Manhattan Bridge? Como nova-iorquino, agora, eu sei que a Manhattan Bridge tem exatamente 2.089 metros! Então eu recomendo reservar tempo suficiente se quiser cruzar a Manhattan Bridge. Não é uma caminhada que você pode fazer em apenas 10 minutos.

Na Manhattan Bridge, costuma ser um tanto barulhento devido ao trânsito intenso. Há diversas faixas para carro na parte de cima, já a parte de baixo é reservada ao metrô. As linhas de metrô que passam pela Manhattan Bridge são a Q, N, D, e B, as quais se utilizam da ponte para cruzar o East River. Como pedestre, você compartilha a área da Manhattan Bridge com o metrô, embora, claro, a área específica de pedestre seja separada e ofereça uma vista melhor. Não se assuste: a ponte começa a balançar um pouco quando o metrô passa, mas você se acostuma com isso.

Caminhada da Manhattan Bridge

Se você quer fazer uma caminhada na Manhattan Bridge, meu conselho é começar pelo Brooklyn. Por que você deve primeiro pegar o metrô para o Brooklyn e depois cruzar a Manhattan Bridge? Simples: a caminhada pela Manhattan Bridge é muito mais legal quando você tem a vista da linha do horizonte de Manhattan bem na sua frente. Se você cruzar em direção ao Brooklyn, você precisa ficar virando para trás toda hora. Eu recomendo pegar o metrô com o seu MetroCard para a estação York Street e andar para o sul pela Jay Street. Ao lado direito, você encontrará a passarela de pedestres da Manhattan Bridge. Você não pode perder as escadas que levam para a passarela.

Vista da Manhattan Bridge

Caso você esteja pensando: o que dá pra fazer na Manhattan Bridge, ou o que tem de especial nessa ponte? A resposta é simples: a vista é o que faz cruzar a Manhattan Bridge ser tão especial. Diferente da vista de carro ou de metrô, como pedestre, você terá uma visão panorâmica muito especial bem na sua frente.

A partir da Manhattan Bridge, você tem uma bela vista do skyline de Downtown Manhattan e da Brooklyn Bridge. É uma ótima oportunidade de tirar fotos do skyline com o One World Observatory e dos dois piers da Brooklyn Bridge, juntos, em uma mesma foto. No lado do Brooklyn, você verá o Empire Fulton Ferry Park e o Main Street Park, entre outros.

Outro destaque é a vista incrível do Jane’s Carousel, que fica especialmente belo deste ângulo. O pôr-do-sol a partir da Manhattan Bridge é um experiência por si só, então, esteja na ponte a tempo de admirar o espetáculo quando os raios de sol inundam o Financial District com uma luz dourada.

Manhattan Bridge em Nova York - Pôr do sol Manhattan Bridge em Nova York - Vista da ponte

Manhattan Bridge X Brooklyn Bridge

A Manhattan Bridge em Nova York é frequentemente ofuscada por sua “irmã mais velha”, a Brooklyn Bridge. De fato, para a maioria das pessoas que visitam Nova York, a Brooklyn Bridge é a primeira opção. Mas o que exatamente diferencia a Brooklyn Bridge da Manhattan Bridge? As duas pontes de Nova York atravessam o East River a uma curta distância uma da outra e conectam Manhattan com o distrito do Brooklyn.

Assim como na Brooklyn Bridge, o acesso à Manhattan Bridge é gratuito. A Manhattan Bridge é mais extensa que a Brooklyn Bridge, mas a diferença é de apenas 256 metros. Portanto, a caminhada não é necessariamente muito maior. A Brooklyn Bridge não tem linha férrea, o que faz dela um pouco menos barulhenta. Porém, se você é um admirador do metrô de Nova York, então deveria visitar a Manhattan Bridge.

Em geral, pode-se dizer que a principal diferença é que a Brooklyn Bridge é a ponte mais famosa das duas. Isso porque a Brooklyn Bridge chegou a ser a mais extensa do mundo quando foi concluída, então, rapidamente, ela ganhou seu status entre os nova-iorquinos. Além disso, ela é bastante exibida como um dos marcos de Nova York em filmes e séries de TV, o que amplia ainda mais esse status.

Brooklyn Bridge ou Manhattan Bridge – qual é melhor?

Quando estiver passeando por Nova York, é legal ter uma das duas pontes de Manhattan no seu roteiro. Mas, qual das duas famosas pontes você deveria visitar? Antes de mais nada, não há uma ponte de Manhattan que seja “a melhor”, afinal, há um bom número de pontes ao redor de Manhattan.

Sim, a Brooklyn Bridge é a ponte mais famosa. Mas isso também quer dizer que você terá que caminhar pela estreita passarela de pedestre, junto de muitos outros turistas. Além disso, a faixa de bicicleta logo ao lado deixa a passarela ainda mais estreita e você terá que ficar atento à passagem de ciclistas. A maioria dos nova-iorquinos, por exemplo, prefere evitar a Brooklyn Bridge na alta temporada.

A partir da Brooklyn Bridge, você tem uma vista do Empire State Building e do Chrysler Building, junto com o resto do skyline. Neste caso, um ponto turístico fica faltando da sua foto panorâmica – a própria Brooklyn Bridge. A maior vantagem da Manhattan Bridge é que, de lá, você consegue ter o skyline junto com a Brooklyn Bridge na mesma foto. Você também tem uma boa vista de South Street Seaport e Chinatown. Além disso, a Manhattan Bridge é mais larga, o que significa que você tem mais espaço para andar. Além disso, o volume de pedestres é bem menor do que o da Brooklyn Bridge, então é uma ponte menos turística. Eu sugiro escolher a Manhattan Bridge, se quiser fazer como os nova-iorquinos fazem.

Então, você não deveria se perguntar “Brooklyn Bridge ou Manhattan Bridge?”, mas, sim, considerar o que exatamente você gostaria de ver, e se você prefere ou não compartilhar a experiência com incontáveis outras pessoas. Se você é bom de caminhada e tem tempo suficiente, você também pode visitar as duas pontes, então você terá a comparação perfeita lado a lado.

Manhattan Bridge em Nova York - Com o Empire State Building Manhattan Bridge em Nova York - À noite

Manhattan Bridge e o DUMBO

A Brooklyn Bridge pode ser mais conhecida como ponto turístico de Nova York, mas a Manhattan Bridge é famosa por uma “constelação” especial. Você deve conhecer a cena famosa do filme “Era uma vez na América”. A partir da Washington Street, no DUMBO, um bairro do Brooklyn, você pode ver de uma perspectiva única como o cais da Manhattan Bridge emoldura o Empire State Building. É a oportunidade da foto perfeita!

Se você ficou achando que o bairro DUMBO tem a ver com o elefante da Disney de mesmo nome, sinto em desapontar. O bairro tem esse nome por causa da localização embaixo da Manhattan Bridge. DUMBO é a sigla para Down Under the Manhattan Bridge Overpass (Embaixo do viaduto da Manhattan Bridge, em tradução literal). Se você planeja caminhar pela Manhattan Bridge, então sugiro tirar um tempo para conhecer este bairro interessante e para ver o Arco da Manhattan Bridge com o Empire State Building.

Achou este artigo útil? Dê uma classificação:

Ao continuar usando este site, você está concordando com a Política de Privacidade e uso de cookies. Veja mais informações aqui.

Search tickets
from
until
Search tickets